Santoro: sobre a “desmoralização” do magistério

Santoro-Demoralized-border-webCom prefácio de David C. Berliner, o livro “Desmoralizados: por que os professores deixam a profissão que amam e como podem permanecer” oferece uma análise oportuna da insatisfação profissional que desafia a explicação corrente de esgotamento (burnout).

Apresentando as vozes dos educadores, o livro oferece lições concretas para os profissionais, líderes escolares e formuladores de políticas sobre como pensar mais estrategicamente para manter professores experientes e fazer a diferença na vida dos alunos.

Com base em dez anos de pesquisa e entrevistas com profissionais de todo o país, o livro teoriza a existência de um “centro moral” que pode ser essencial para orientar as ações e expectativas do professor no trabalho. A filósofa da educação, Doris Santoro, argumenta que a desmoralização oferece um diagnóstico mais preciso, que nasce de conflitos de valor contínuos com políticas pedagógicas, obrigações de reformas e práticas escolares. O livro revela que essa condição é reversível quando os educadores conseguem entrar em comunidades profissionais autênticas e mostra que os indivíduos podem se ajudar.

Histórias detalhadas de educadores veteranos são incluídas para ilustrar a variedade de contextos nos quais a desmoralização pode ocorrer. Com base nesses insights, Santoro oferece uma série de recomendações e estratégias promissoras que líderes escolares, líderes sindicais, grupos de professores e praticantes individuais podem promulgar e apoiar a “re-moralização”, trabalhando para mudar as condições que levam à desmoralização.”

Veja aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Santoro: sobre a “desmoralização” do magistério

  1. Pingback: Santoro: sobre a “desmoralização” do magistério | Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s