Bolsonaro: um governo crível?

Um fato, divulgado agora, referente ao desconvite de Mozart Ramos para o Ministério da Educação dá a dimensão do problema moral deste governo e mostra a gravidade do momento que estamos vivendo.

Em entrevista ao jornal Estadão sobre o que é relevante para uma política educacional, Mozart relata que foi, sim, convidado formalmente para ocupar o lugar de ministro de educação no governo Bolsonaro, mas logo depois, por pressão de bancadas temáticas, foi desconvidado. No entanto, Bolsonaro negou ter havido convite formal a Mozart e creditou a divulgação a “fake news”:

“o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), chamou de ‘fake news’ as notícias de que ele teria convidado para o cargo o pernambucano Mozart Ramos”…

Também o coordenador de comunicações da campanha de Bolsonaro e filho dele, Carlos Bolsonaro, repercutiu a informação:

“seu filho, o vereador Carlos, também havia republicado uma mensagem classificando a indicação de Mozart como “fake news.”

Na entrevista desta semana, Mozart diz claramente: “não fui cogitado, fui convidado mesmo” e continua: “o que mais me deixou triste (…) foi quando Bolsonaro disse que o convite foi fake news”. À época, Mozart preferiu o silêncio.

Convidar ou desconvidar é uma prerrogativa do presidente. Convidar e não anunciar um convite ou mudar de ideia face ao fluxo dos acontecimentos políticos, também. Até mesmo divulgar um nome como balão de ensaio para avaliar, é possível. Enquanto não é oficializado, tudo pode ocorrer. Nisso não há demérito nem para quem convida e nem para quem é convidado. É da política. Mas um presidente ocultar que tenha feito um convite chamando-o de “fake news” é outra coisa – e tem nome.

Leia toda a entrevista aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Bolsonaro: um governo crível?

  1. Cecilia Goulart disse:

    É tudo tão deplorável… Ai de nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s