Mato Grosso: magistério está há 52 dias em greve

O magistério do ensino público de Mato Grosso está em greve há 52 dias devido à intransigência do governador em cumprir uma lei que desde 2013 rege o aumento salarial anual da categoria. O estado tem a quarta maior arrecadação de impostos do país.

Nesta última quarta-feira, 17 de julho, milhares de profissionais da rede estadual de educação fizeram uma passeata contra o governo do estado, que insiste em desrespeitar a lei 510/2013.

O governo chegou a dizer que como o salário dos professores é o terceiro do país, então o IDEB teria que ser mais alto – num argumento oportunista para desviar a atenção de suas ilegalidades, já que o IDEB não foi pensado para avaliar professores. Nem mesmo métodos mais avançados do que o IDEB utilizados nos Estados Unidos foram eficazes em medir o desempenho de docentes através do nível de aprendizagem dos estudantes e estão sendo progressivamente abandonados.

“Os educadores, em greve há 52 dias, manifestaram a revolta ao calote na Lei salarial LC 510/2013, ao corta o ponto dos/as trabalhadores/as, por cobrarem direitos. Com cerca de 65% de trabalhadores em greve, apesar de terem os salários cortados, resistem. Na avaliação dos educadores o retrocesso com a suspensão da Lei, em vigor nos últimos seis anos, comprometerá muito mais a carreira e a valorização profissional, do que ficar temporariamente sem salário.”

Leia mais aqui.

O site do SINTEP/MT, Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública, foi hackeado e se encontra fora do ar.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s