Feder, renuncia sob pressão

Sob pressão, Renato Feder, hoje Secretário da Educação do Paraná e ministro indicado para o MEC, renuncia. Um governo hibrido como o atual, que reúne de conservadores tradicionalistas a neoliberais e que envolve militares, evangélicos, olavistas e até grupelhos neofacistas, tem dificuldades para formular e encaminhar políticas públicas.

É o caso do Ministério da Saúde, onde os militares foram chamados para apaziguar a disputa convertendo-o, como diz Reinando Azevedo, em um departamento do Exército com 25 militares ocupando postos, e o Ministério da Educação que, em 10 dias ou menos teve dois ministros indicados e que renunciaram a caminho da posse em meio ao tiroteio interno do governo. O primeiro foi Decotelli e agora Feder.

O ministro indicado, Feder, anunciou – seguindo a diplomacia – que “renunciou” ao convite de Bolsonaro. A fritura foi forte e por duas vezes seguidas o nome esteve no topo da indicação. O que ocorreu a Feder deveria ser um alerta a todos os que prezam sua biografia: cuidado ao se aproximar do furdúncio bolsonarista. Nos bastidores, evangélicos, olavistas e militares se engalfinham ruidosamente para emplacar alguém de suas fileiras. Os militares, que não deviam ter entrado no governo, agora não sabem como sair e estão sendo arrastados cada vez mais para dentro do turbilhão.

Com Feder, a reforma empresarial da educação estava garantida, seria retomada como nos velhos tempos de Temer. Uma fila de adeptos já começava a ser formar na porta do MEC. O empresariado já comemorava. Agora, terão que aguardar para ver quem será o novo indicado e se, a caminho da posse, resistirá.

Leia também aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, MEC sob Bolsonaro, Privatização. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s