Tarcísio contra a Educação

Nora Krawczyk e Marcia A. Jacomini examinam a política educacional da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:

“Aulas preparadas por inteligência artificial e ministradas a partir de plataformas na Internet. Homeschooling. Leilões de escola pública. Até onde o governo paulista quer chegar, na busca por um ensino acrítico e meramente instrumental?”

Leia aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Homeschooling, Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Tarcisio em São Paulo e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tarcísio contra a Educação

  1. Isis Laila disse:

    Olá professor Luiz Carlos. Eu conheci seu blog por o acaso e devo dizer que estou amando o seu blog. Conheci ontem dia 27/04/2024 com uma busca no google sobre o Chatgpt na educação, foi onde encontrei seu blog. Eu sou aluna do IFSP licenciatura em matemática. Eu tenho 23 anos e venho de escola publica, enfrentei desde cedo dificuldades, mas so fui ter consciência de classe dentre outras pautas quando ingressei na faculdade, pois até então eu não sabia. Hoje eu enxergo e afirmo que ter educação é libertador. É tão gostoso aprender genuinamente sem ser algo obrigatório. Hoje eu enxergo o real sentindo da matemática na minha vida, no meu dia-a-dia, mas isso foi só graças a faculdade que aprendi matemática sem ser aquela coisa decoreba da escola. Eu gosto de aprender um pouco de tudo e relacionar isso a matemática, a minha realidade . Eu ainda tenho lacunas abertas no aprendizado da matemática, mas busco sanar. Eu participei ano passado de um congresso no qual apresentei um esboço de um trabalho Matemática Financeira nas escolas. Mas não é voltado para essas baboseira de coaching, bolsa de valores, empreendedorismo…É algo voltado para nosso dia a dia, usando ferramentas do pensar matemático ali com os alunos, uma matemática crítica. Etnomatemática que aprendi lendo do autor Ubiratan de D’Ambrosio. Algumas vezes me passou pela mente de desistir da faculdade porque tem matérias que são bem pesadas, mas o que me move e me faz querer permanecer é saber que um dia eu posso ensinar de uma forma positiva os alunos. Eu ja dei algumas aulas e me senti muito feliz. O caminho é longo, mas com fé irei concluir. Enfim, gostaria de dizer que de coração gostei muito do seu blog e o que eu mais gostei de ler é a critica sobre esses empresários que estão na educação brasileira. Eu tive uma matéria na faculdade que foi Legislação e a professora pediu a gente ler um trabalho/artigo que se chama “O dualismo perverso da escola pública brasileira”. Juro, quando li este trabalho foi como um balde de agua fria jogado em mim. Nele explica o porque da nossa educação brasileira ser assim. Os ricos tem acesso a educação critica e nos de escola publica temos acesso a nao sermos críticos, nao sermos seres pensantes, somente copiar, decorar e acabou para no futuro servimos a indústria. Juro, eu chorei lendo este trabalho e foi onde eu percebi que quem governa o mundo é o dinheiro e empresariado. Desculpa pelo textão kkkk Continue com seu blog sempre. Estou aprendendo muito também com seus ensinamentos. Abraços de Isis Laila s2

Deixe um comentário