“Privateers”: novo lançamento

Novo livro em pré-lançamento:

“Em  The Privateers,  Josh Cowen expõe a surpreendente história dos programas de escolha de escolas financiados por impostos nos Estados Unidos e alerta para os perigos da privatização da educação. Ex-avaliador de programas de vouchers escolares estaduais e locais, Cowen demonstra como, à medida que tais programas se expandiram nos Estados Unidos, o mesmo aconteceu com as evidências contra eles. 

Este trabalho instigante traça as origens da reforma educacional baseada em vouchers até os temores de meados do século XX sobre a dessegregação escolar [determinada pela corte suprema americana]. Mostra como, nas décadas seguintes, uma conspiração de conservadores bilionários que apoiam uma série de interesses políticos particulares – incluindo o libertarianismo econômico, a escolha religiosa e os direitos dos pais – convergiu em torno da questão da liberdade educativa numa guerra cultural em curso. Através da elaboração deliberada de políticas, legislação e litígios, revela Cowen, uma rede de defesa apoiou a promulgação de um sistema falho para o financiamento da educação, impulsionado em grande parte pelo dogma.

Longe de concretizar o suposto objectivo de equidade educativa, a privatização está prejudicando os alunos e exacerbando a desigualdade de desempenho, conclui Cowen. Ele cita vários estudos de investigação que concluem que os programas de vouchers apresentam resultados académicos mais fracos, incluindo pontuações mais baixas nos exames estaduais, especialmente entre estudantes que correm maior risco académico devido à sua raça, religião, identidade de gênero ou rendimento familiar. O avanço contínuo destas políticas, argumenta Cowen, é um ataque à educação pública como uma instituição norte-americana definidora.”

Veja aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão, Vouchers e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário