Postado originalmente na UOL em 29/03/2012
Saiu o survey sobre as percepções que professores, pais e alunos têm da profissão de professor. É o “The Metlife Survey of the American Teacher: Teachers, parents and the economy” lançado este mês nos Estados Unidos.
Este ano temos o índice mais baixo de professores satisfeitos com a profissão. O índice caiu de 59% para 44%. É o nível de satisfação mais baixo em 20 anos de pesquisas de opinião nos Estados Unidos. Curiosamente, é mais baixo exatamente no momento em que o presidente dos Estados Unidos declara que a pessoa mais importante da educação é o professor. Porém, esta importância é negada na prática ao se propor uma prática de pagamento de bônus em função da avaliação dos alunos.
Outra pesquisa: “Primary Sources: 2012 – America’s Teachers on the teaching profession” mostra simultaneamente que apenas 26% dos professores concordam em que o pagamento de bônus seja um motivador forte para seu trabalho – seja na forma de incentivo pessoal, seja na forma de incentivo coletivo à escola como um todo.
Nisso deu a política dos reformadores empresariais da educação nos Estados Unidos. Ainda há tempo de evitarmos esta catástrofe no Brasil…