Corrida ao ouro

Postado originalmente na Uol em 27/10/2011

O que se viu no Seminário que discute a primeira infância na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, no que tange a avaliação do desenvolvimento infantil, foi um vergonhoso desfile de vendedores de teste (ASQ3 (americano), EDI (canadense), Cartão da criança (brasileiro)) disputando quem será candidato a fornecedor de testes para exames de larga escala em educação infantil.

Em suas apresentações, frisaram que estão prontos para aplicação em larga escala.

Os testes descritos – e são só os primeiros a chegarem nesta “corrida ao ouro educacional” – são exclusivamente para avaliar a criança e ignoram tudo o que diz respeito às condições em que a pré-escola funciona. Focam dimensões da criança e quanto muito de sua família.

O Brasil poderia ter escolhido outro modelo, o italiano por exemplo, onde o conceito de “qualidade negociada” avalia a escola como um todo – inclusive as condições de funcionamento das creches. Mas estamos insistindo em privilegiar a lógica americana dos testes.

É urgente um movimento para “salvar nossas crianças”.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação na Educação Infantil, Postagens antigas da UOL e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Corrida ao ouro

  1. Rosangela APM disse:

    Meu Deus!!!! A educação infantil é a base do homem, mas ninguém que está no poder quer saber das questões socioafetivas e emocionais o importante é o lucro que a infância vem gerando nos dias atuais, porém a riqueza de hoje para alguns é a construção da formação do mal caráter bem como o desamor, afinal, uma criança que não recebe quando cresce não sabe dar AMOR. Tudo errado precisando de averiguação e mudanças urgente!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s