Vende-se

Postado originalmente na Uol em 26/08/2011

É interessante observar como certas ideias vão se formando.

Primeiro, veio o desejo de se colocar na porta da escola o seu IDEB de forma a informar a comunidade que sua escola é boa ou é má. Em seguida, apareceu uma discussão sobre o efeito no moral do aluno, ou seja, o fato dele ir todo dia para sua escola sabendo que ela não é uma boa escola. Foram divulgadas pela imprensa entrevistas com alunos dizendo que eles gostariam que houvesse a placa somente se a escola fosse boa.

Ao invés de se ver nisso efeitos deletérios para alunos, profissionais da educação e para a própria comunidade, a insanidade prossegue e dá um passo mais. Agora, a argumentação é que para se evitar tal efeito no moral do aluno, então o aluno deveria poder escolher a escola em que quer estudar.

Eis aí, a verdadeira intenção das placas nas portas da escola. Introduzir a ideia americana da “choise”, a escolha. Nos Estados Unidos, programas de vouchers permitem que os pais escolham em qual escola os filhos vão estudar (ou seja, as de IDEB alto, por exemplo) e o dinheiro é dado ao pai, na forma de um cheque escola. O pai leva o cheque para a escola que ele quiser.

As escolas que não são consideradas boas são privatizadas na forma de “contrato de gestão” ou fechadas – o que aumenta a demanda sobre as escolas privatizadas e o seu faturamento.

A ideia da escolha, segundo pesquisas que já divulgamos aqui, não melhorou a educação americana que continua empacada na média do PISA há dez anos, mas abriu um mercado fantástico para a iniciativa privada.

Por isso, no Brasil, são os setores empresariais (Ioschpe) e as forças conservadores mercantilistas (Ronaldo Caiado) que defendem fervorosamente as placas nas portas das escolas. As placas são a antecipação do mercantilismo educacional. As placas do IDEB podem ser lidas como um anúncio de “vende-se” para a escola pública. Este é o verdadeiro significado das placas de Gustavo Ioschpe.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais, Ideb, Postagens antigas da UOL. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário