8 de julho de 2011: Dia de luto para a profissão

Postado originalmente na Uol em 10/07/2011

O dia 8 de julho de 2011 será lembrado como a data em que a maior central sindical dos trabalhadores da educação (CNTE) e quatro entidades científicas da área da educação (ANPED, ANPAE, CEDES e ANFOPE) associadas ao CONSED e UNDIME lançaram a política de formação dos professores na ótica dos testes de credenciamento. Não se pode deixar de notar a omissão do FORUNDIR – Fórum de Diretores de Faculdade de Educação – cuja voz não se ouviu.

É, portanto, um dia de luto. A profissão perdeu uma batalha importante. Não perdemos no campo de luta, infelizmente. Perdemos nas mesas de negociação entre estas entidades e o MEC-INEP. Sabemos que não podemos ganhar todas. Mas, pelo menos, devemos brigar por todas. Quando ao final de uma batalha bem dada, perdemos, lamentamos, mas resta o consolo de ter lutado. Não é o presente caso.

A CNTE, Undime e Consed sempre apoiaram o Exame. As entidades científicas esboçaram uma reação ao Exame, mas se contentaram em jogar o jogo do INEP, pretendendo melhorar o Exame. Ao invés de pautar o debate e denunciar as consequências do Exame, retirando-se dele se fosse necessário, investiram em um caminho sem volta que culmina, agora, no dia 8 de julho com a carta coletiva das entidades científicas aceitando a matriz de referência do INEP para a realização do Exame. Dando as costas à evidência científica e ao próprio senso comum, que indicam que não se pode avaliar a formação de um professor com testes de lapis e papel; e apesar das consequências negativas já contabilizadas em outros países que seguiram este caminho, este conjunto de entidades – incluíndo as científicas – oficializou o Exame.

E não é ninguém da “direita” que está na liderança destas entidades.

Com o apoio de suas principais entidades, foi feito um grande mal para a profissão dos professores neste país.

Dia 8 de julho é um dia de luto.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Avaliação de professores, Postagens antigas da UOL e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s