A mudança da década

Postado originalmente na Uol em 23/06/2011

A mudança do Ministro da Educação, Fernando Haddad, poderá ser o evento mais significativo da política educacional brasileira na última década. Ela poderá marcar a virada da educação brasileira em direção às teses dos reformadores empresariais da educação.

Creio que até eles mesmo devem estar surpresos com esta possibilidade, marcada pelo estilo de gestão da nova Presidenta. Centralizadora, gerencialista, avessa à política, a Presidenta tem imposto a todos os ministérios um estilo gerencial a partir do Gabinete da Presidência – transformado em super-ministério. Acho que só assistimos a ênfase igual no período da ditadura, quando se defendeu um afastamento da politica e um tratamento “técnico” a problemas sociais.

Não vai dar certo, mas até que se descubra isso, será tarde demais.

Enquanto isso, os reformadores empresariais vão encontrando um espaço enorme para interferência e o novo Ministro, provavelmente, será indicado por Dilma com este perfil. Podemos estar inaugurando uma nova era no campo da educação – uma era de ideias aparentemente modernizantes, mas atrasadas e requentadas.

Infelizmente, não há como derrotar estas ideias pela discussão teórica, mostrando como não funcionaram nos países que já a tentaram. Elas terão que ser vencidas pela prática, no cenário da política educacional brasileira.

É lamentável que seja pela mão de uma Presidenta eleita pelo PT que esta era venha a se iniciar, conduzindo à destruição o sistema público de educação no Brasil.

 

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Fernando Haddad no Ministério, Postagens antigas da UOL, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s