Postado originalmente na Uol em 8/06/2010
Anfope, Anpae, Anped, Cedes e Forundir foram recebidos no dia de ontem pelo Ministro da Educação Fernando Haddad. Na pauta a questão do Exame Nacional de Ingresso Docente – Portaria 14. As entidades levaram ao Ministro as suas preocupações com a instituição do Exame e em especial a preocupação com a possibilidade de que a matriz de referência do Exame venha a se converter no curriculo, de fato, da formação do professor. O Ministro reiterou que o único objetivo do Exame é apoiar Estados e Municípios na realização de exames de ingresso e abrir possibilidades de trabalho para os professores. As entidades mostraram ao Ministro que, apesar deste objetivo, há outros que fogem ao controle do Ministério e que dizem respeito à associação de impactos (obtenção de cargo público como professor) ao Exame (feito com uma determinada matriz de referência). Independentemente da vontade do Ministério esta relação será estabelecida.
Neste sentido, a entrevista do IG Educação com o Presidente do INEP divulgada neste Blog ontem, já abre a possibilidade de tais relações indesejadas.
As entidades deixaram a reunião convencidas de que o Ministro da Educação sensibilizou-se com estas preocupações.
Uma das evidências disso é que é possível que se venha a criar uma Comissão de Governança do Exame na qual as entidades sindicais e, agora, as entidades científicas tenham presença.
A conferir.