USA: estreitamento curricular em educação física

As evidências de estreitamento curricular centrado em leitura e matemática são cada vez maiores. Se alguém tem dúvida abaixo segue o link mostrando a subordinação da área de educação física à escolarização. É como se tudo devesse girar em torno a isso. A única dimensão humana de desenvolvimento é a cognitiva, e mesmo assim, leitura e matemática.

“Estimulados por um foco que visa melhorar as notas dos alunos em testes de matemática e inglês, assim como o desejo de incorporar mais informações sobre saúde e bem estar, mais distritos escolares estão incentivando os professores de educação física a ir além do futebol e do tênis para incluir leitura, escrita e aritmética como parte do ensino. Novas normas para inglês e matemática que foram adotadas por 45 Estados e no Distrito de Columbia recomendam que os professores de todas as disciplinas incorporem alfabetização e incluam mais `textos informativos` no currículo.

Mas alguns pais se opõem à forma como os testes estão cada vez mais tomando conta da vida escolar. E alguns educadores temem que ao incluir contextos acadêmicos nas aulas de educação física os professores possam acabar com seu principal objetivo.

Em todo o país, professores de educação física agora publicam listas de vocabulário em paredes de seus ginásios e solicitam aos alunos testem as Leis do Movimento de Newton ao atirar bolas.”

Leia a matéria completa aqui.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Estreitamento Curricular. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to USA: estreitamento curricular em educação física

  1. Avatar de Valéria Valéria disse:

    Sem falar a novidade do currículo do Estado de São Paulo, com a extinção das disciplinas de Ciências, Geografia e História no primeiro ciclo do ensino fundamental.

Deixe um comentário