Dilma escolariza a Educação Infantil

O senado tentou, a presidenta conseguiu. A educação infantil no Brasil sofre duro golpe com a nova legislação aprovada esta semana.  Os links que seguem levam à lei que altera a LDB e ao veto da presidenta a parte da lei.

A lei introduz controle de frequência dos alunos da educação infantil e avaliação (ainda que sem fins de promoção). Ou seja, abre-se a possibilidade de que aqueles questionários imensos sobre o desempenho das crianças sejam agora introduzidos na educação infantil, criando um enorme mercado para as empresas de testes educacionais.

O fato de que a avaliação não seja usada para fins de promoção pouco ajuda. De fato, sabemos que a pior face da avaliação é a que ocorre no interior da própria sala de aula – a avaliação informal – que agora ganha instrumentos para ser exercitada em sala de aula.

Mesmo que não se reprove, a cobrança no interior da sala sobre a criança fica agora na dependência do teste usado. O treino para o teste já pode começar na educação infantil e a cobrança verbal sobre o desempenho da criança vai aumentar.

Sem dúvida, isto introduzirá modificações na metodologia da sala de aula que começará mais cedo a escolarizar a criança, guiada pelos testes.

Além disso, a nova legislação oficializa que o professor de educação infantil poderá continuar a ser formado como técnico de ensino médio, sem formação superior portanto. Sobre isso, veja aqui.

Somente ampla mobilização pode conter esta onda.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Avaliação na Educação Infantil e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Dilma escolariza a Educação Infantil

  1. Luana disse:

    Bom dia Professor!
    É realmente preocupante! A Educação Infantil será afetada mais rapidamente do que eu imaginava. Quando li na Folha de São Paulo sobre a mudança da Lei no dia 04/04, lembrei-me do que comentamos há alguns dias quanto a escolarização da primeira etapa da educação básica, assim como aconteceu nos Estados Unidos. Posso estar enganada, mas acredito que a Lei 12.796 pode sinalizar o desejo de ações voltadas a pré-escola que possam trazer resultados para a tão almejada alfabetização na idade certa. Outro ponto que tal lei pode conduzir é para a dicotomia (ainda maior) entre Creche e Pré-Escola. A Educação Infantil, com seus espaços e tempos planejados para o cuidar, educar e brincar vai se desfazendo… Daqui a pouco, é provável que mudem a nomenclatura, teremos ENSINO Infantil no lugar de EDUCAÇÃO Infantil…
    Abraços
    Luana

  2. Nandy Faik disse:

    Este processo já está a acontecendo e a lei só vem valorizar e garantir que nós educadores infantis tenhamos o devido reconhecimento do trabalho que fazemos, educação infantil deve ter avaliação sim para proporcionar as instituições diagnósticos de melhoria no atendimento.

  3. Olá,

    Estou sou psicóloga e professora de Educção Infantil e estou divulgando uma matéria sobre roda, o momento que eu mais adoro no trabalho como professora: http://br.mulher.yahoo.com/o-que-conversa-representa-no-universo-infantil-112300583.html

    Espero que gostem!

    Um abraço!

    Carol

    Blog de Atendimento: carolinatorrespsicologa.blogspot.com.br

    Blog Psicologia e Psicanálise em São Paulo: existepsicologiaemsp.blogspot.com.br

  4. Edigar Alves disse:

    Caro Professor,
    Muito interessantes seu ponto de vista em relação à escolarização precoce. Sou responsável pela Escola Waldorf Jardim das Amoras, em Campinas, e tenho, juntamente com o corpo pedagógico da mesma, opiniões similares à sua.
    Isto posto, gostaríamos de saber se seria de seu interesse participar do ciclo de palestras que, todo ano, oferecemos em nossa escola à comunidade de pais, professores e amigos. Se sentir-se interessado, por favor, procure-me através do telefone (19) 3252-8251 ou 3252-7577.
    Muito obrigado e parabéns pelo blog.
    Edigar Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s