O Rio de Janeiro vive seu “day after” após ter despencado no PISA de 2012. O PISA é um programa de avaliação internacional de estudantes com 15-16 anos em leitura, matemática e ciências, conduzido pela OCDE e realizado a cada três anos. Claudia Costin e Risólia, ambos Secretários de Educação no município e no estado respectivamente, estão calados. A imprensa também calou.
Em matemática, as médias caíram de 391 em 2006 para 389 em 2012; em leitura, caíram de 427 para acachapantes 408, e em ciências caíram de 411 para 401. Como Claudia e Risolia acreditam em ranqueamentos como o do PISA, devem estar bastante preocupados.
Em um dos Estados que mais aplica de forma violenta as teses dos reformadores empresariais e que investe na desmoralização dos seus professores, os resultados estão coerentes. Que isso sirva de alerta para centenas de prefeitos que assistem palestras de Claudia Costin para aprender com ela os milagres dos reformadores empresariais. E não esqueçamos que quase virou Secretária da Educação Básica no MEC.