Lendas

Um argumento costumeiramente usado pelos empresários afirma que quando um país vai mal nos testes nacionais ou internacionais que pretendem avaliar a qualidade da educação, isso significa que o aumento da produtividade deste país está em risco. Pregam pela mídia que o pais corre perigo, que haverá estagnação e perda de competitividade global.

Foi assim que os empresários americanos “aterrorizaram” seu país por mais de três décadas. Como o leitor poderá conferir, isso não tem nenhuma evidência empírica. Um estudo recém divulgado em agosto de 2014 mostra como a produtividade americana cresceu quase 400%, é praticamente o líder mundial de produtividade, e as avaliações dos estudantes americanos nos testes nacionais e internacionais não tem variação superior a 10%. Diz o estudo:

“Internacionalmente, os estudantes dos EUA têm classificação abaixo dos países com maior pontuação no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em leitura e matemática. Mas comparações internacionais de dados econômicos indicam que os Estados Unidos continuam a ser um líder econômico.”

Se a produtividade americana dependesse dos resultados dos estudantes americanos no PISA, o país estaria quebrado. No entanto, a produtividade americana é referência para o cálculo de produtividade dos outros países, é considerada 100%.

São lendas que alguns economistas gostam de alimentar para justificar o assalto aos cofres públicos, abrindo-os para a iniciativa privada, a título de melhorar a qualidade da educação. A produtividade brasileira é baixa mas sua causa não se explica pela qualidade da educação. Tem muita gente na fila, antes.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em ANA - alunos de 8 anos, Enem, Ideb, Links para pesquisas, Pisa, Prova Brasil, Responsabilização/accountability, Saresp e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s