Aécio propõe prêmio de produtividade para escolas

A diretriz número 34 da parte da educação do programa de Aécio propõe prêmio de produtividade para escolas que estejam alinhadas com ações pedagógicas que atinjam metas estabelecidas. Diz:

“Criação de um programa nacional de assistência técnica aos estados e municípios, de forma a incentivar o uso dos resultados das avaliações externas na melhoria da sala de aula e no avanço do desempenho dos alunos, a partir de estratégias que articulem metas por escola, ações de natureza pedagógica e prêmio de produtividade pelas metas alcançadas.”

Trata-se de um atrelamento da assistência técnica dada a estados e municípios condicionada a alinhamento metodológico e obtenção de resultados. A visão do programa olha para a escola como uma estrutura produtiva padronizável e que pode ser controlada por metas associadas a prêmios.

A filosofia é semelhante à adotada nos Estados Unidos primeiro por Bush com o No Child Left Behind e agora com Obama com o Race to the Top, onde o acesso a recursos federais depende de que se adote a política educacional da federação. Nenhum destes programas melhorou a educação americana. Seu maior resultado foi a destruição da educação pública e sua privatização.

É uma proposta que interfere com a autonomia dos estados e municípios para desenvolver suas próprias formas de organizar e conduzir seu sistema educacional, pois são obrigados a articular metas, ações pedagógicas e resultados para poder acessar recursos.

Esse é o maior programa já pensado no Brasil para induzir com recursos federais a utilização de pagamento de bônus nas escolas dos estados e municípios, disseminando a ideia de que os problemas educacionais são um problema de “força de vontade do professor”.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em A proposta PSDB 2014, Avaliação de professores, Meritocracia, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s