Como sempre: hora do show. A divulgação das notas do ENEM por escola, um grande vestibular nacional que perdeu as características de avaliação do ensino médio, alimenta uma série de análises que são na realidade uma grande perda de tempo.
Não têm representatividade para se examinar as escolas já que a inscrição é voluntária. Muitos alunos das escolas não se inscrevem para o exame. Comparar escolas entre si, menos ainda. A nota é produto de uma “média entre habilidades” testadas em provas que incluem até redação misturada com testes específicos. O ENEM é o que é: um exame de seleção. Nada mais. Não tem nada a ver com avaliação da educação.
Mas o pessoal sente especial prazer em ficar lidando com os números em planilhas para ver, segundo o critério 1, quem é melhor; segundo o critério 2, quem ficou ou não na frente. Uma roleta russa de números que eletriza e gera manchetes. Recomendo ao leitor que gaste seu tempo melhor.
como sempre de preciso e objetivo!