Foi aberto hoje o II Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária com mais de 1.000 participantes. O encontro foi preparado em todos os estados brasileiros e inicia hoje em Luziânia (GO) nas proximidades de Brasília.
A abertura contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Em sua fala o Ministro Renato Janine assinou Portaria criando um grupo de estudo para analisar questões relativas à educação do campo brasileiro.
O encontro faz uma análise do atual momento brasileiro. João Pedro Stedile, Coordenador do MST, falou sobre as crises econômica, política e social e ressaltou a necessidade de que os trabalhadores construam uma unidade em torno de propostas que se contraponham à atual política desenhada para o cenário brasileiro pelas elites.
Durante o dia vários pesquisadores examinaram as formas que têm sido desenvolvidas para a mercantilização da educação brasileira e recusaram a proposta educacional dos reformadores empresariais baseada na responsabilização, meritocracia e na privatização, entre eles Roberto Leher (Reitor da UFRJ), Monica Molina (UNB) e Rubneuza de Souza (MST). Também participou Thiago Wender do movimento Levante da Juventude.
Durante esta semana, o congresso segue desenvolvendo formas de enfrentamento a esta política que põe em jogo importantes conquistas da Educação do Campo, entre outros objetivos do evento.
http://trabalhopoliticaesociedade.blogspot.com.br/2015/06/gtps-realizara-iii-seminario-trabalho.html