Educadores do campo se organizam

Foi aberto hoje o II Encontro Nacional de Educadores e Educadoras da Reforma Agrária com mais de 1.000 participantes. O encontro foi preparado em todos os estados brasileiros e inicia hoje em Luziânia (GO) nas proximidades de Brasília.

A abertura contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e do Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Em sua fala o Ministro Renato Janine assinou Portaria criando um grupo de estudo para analisar questões relativas à educação do campo brasileiro.

O encontro faz uma análise do atual momento brasileiro. João Pedro Stedile, Coordenador do MST, falou sobre as crises econômica, política e social e ressaltou a necessidade de que os trabalhadores construam uma unidade em torno de propostas que se contraponham à atual política desenhada para o cenário brasileiro pelas elites.

Durante o dia vários pesquisadores examinaram as formas que têm sido desenvolvidas para a mercantilização da educação brasileira e recusaram a proposta educacional dos reformadores empresariais baseada na responsabilização, meritocracia e na privatização, entre eles Roberto Leher (Reitor da UFRJ), Monica Molina (UNB) e Rubneuza de Souza (MST). Também participou Thiago Wender do movimento Levante da Juventude.

Durante esta semana, o congresso segue desenvolvendo formas de enfrentamento a esta política que põe em jogo importantes conquistas da Educação do Campo, entre outros objetivos do evento.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Educadores do campo se organizam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s