Estadão desvenda o “segredo” de Alckmin

O governo Alckmin diz que há salas sobrando e por isso precisam, em nome da boa administração, ser fechadas. Foi assim que queria fechar 95 escolas no final do ano. E é assim que continua justificando o atual fechamento de classes na forma de uma “reorganização branca” imposta à rede do estado. O Jornal Estado de São Paulo resolveu conferir e pediu um estudo ao Todos Pela Educação.

Veja matéria aqui.

“A secretaria, no entanto, usa parâmetros diferentes do CNE para definir o número máximo de alunos por classe. Uma resolução da pasta de janeiro deste ano autoriza que as salas tenham até 44 alunos no ensino médio, quatro a mais do que na regra anterior, de 2008. É com base nesse número que a secretaria diz ter 314 mil vagas na rede e, por isso, não haveria necessidade de abrir turmas.”

Pelo cálculo do Todos pela Educação, no entanto, seria necessário criar mais de 12.000 turmas para atender a demanda atual nos parâmetros do CNE.

Sobre o efeito positivo de se ter salas menores, antes que alguém tire do bolso argumentos de que “não fazem diferença”, é bom ouvir o Instituto Airton Senna:

“Para o diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, um menor número de alunos por sala é necessário para conhecer melhor os estudantes. “Com 20 ou 30 alunos, é possível conversar com cada um, entender quem são, saber por que não foram bem na prova. E, assim, saber o que fazer para ajudá-los. Isso é praticamente impossível em uma sala lotada.”

Para quem quiser mais dados, clique aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Links para pesquisas, Privatização, Reorganização escolas em São Paulo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s