Ministro revoga SINAEB

Portaria 981 publicada no Diário Oficial da União de 26/08/2016 (nº 165, Seção 1, pág. 16) revoga a Portaria de Mercadante que instituiu, a partir de estudo do INEP, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SINAEB.

A medida já era esperada e faz parte de um processo de readequação dos marcos legais do Ministério à nova filosofia trazida pela atual administração. A razão alegada é que a Base Nacional Comum Curricular não está pronta, mas o SINAEB tem como destinação apoiar a avaliação do Plano Nacional de Educação e não simplesmente a Base Nacional Curricular, a qual quando estivesse pronta poderia integrar-se naturalmente.

De fato, deve-se esperar uma reformulação completa do comitê de governança que o SINAEB instituiu, na mesma linha do que ocorreu com o Conselho Nacional de Educação, entre outras mudanças.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO

PORTARIA Nº 981, DE 25 DE AGOSTO DE 2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – GABINETE DO MINISTRO

Revoga a Portaria MEC nº 369, de 5 de maio de 2016, e dá outras providências.

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 9º, incisos V e VI, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e

considerando:

Que as revisões da Base Nacional Comum Curricular – BNCC ainda estão em curso; e

Que a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SINAEB deve se pautar nas recomendações e orientações emanadas desse processo, resolve:

Art. 1º – Fica revogada a Portaria MEC nº 369, de 5 de maio de 2016, publicada no Diário Oficial da União no 86, de 6 de maio de 2016, Seção 1, pág. 26, que instituiu o SINAEB.

Art. 2º – Ficam mantidas as avaliações da educação básica já realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

Art. 3º – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MENDONÇA FILHO

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais, Mendonça no Ministério. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário