Brava gente brasileira!

Em assembleia com 600 estudantes de todo o Estado do Paraná, os secundaristas decidem manter as ocupações de 850 escolas, a despeito da pressão do MEC para desocupá-las para realização das provas do ENEM e da pressão do governador do Paraná. No país são 1150 escolas ocupadas.

Conforme informe enviado ao Blog:

“Estamos vivendo uma ditadura aqui no estado, ameaças de todo tipo vindas do governo atual: exoneração, suspensão de pagamento de avanços na carreira, desconto de pagamento pelos dias parados. Temos praticamente 816 escolas ocupadas e também universidades. Na nossa universidade há sete ocupações. A grande mídia, não tem divulgado para fora do estado. Só agora, com a morte do estudante em uma escola ocupada, a notícia teve repercussão nacional. A culpa é do governo! As escolas têm convivido com a violência há muito tempo, mas mesmo assim não há políticas de segurança e combate a drogas nas escolas.

Os sindicatos têm sido bastante pressionados.

Já começaram as desocupações pela via judicial! Terrorismo para todo lado…. inclusive, dentro das instituições pelo enfrentamento com os próprios colegas reacionários.

Precisamos que isso tudo seja divulgado nos outros estados.

Nosso estado, o Paraná, tem sido há muito tempo laboratório para implementação do Estado Mínimo, especialmente para as áreas sociais. Parece-me que para isso, não importa a ilegalidade das ações, vale tudo para atingir o objetivo.”

Como em São Paulo, na luta contra a reorganização de Alckmin, começa a organização da direita para jogar alunos contra alunos e incentivar a desocupação das escolas. Em São Paulo, as ocupações são desarticuladas pela PM quase que imediatamente.

Para deixar registro, circulou largamente pela internet a fala de uma estudante que emocionou o país na Assembleia Legislativa do estado do Paraná: “querem formar um exército de não pensantes”.

Leia mais.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Mendonça no Ministério. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s