Tese analisa Sistema Educacional Mineiro

Tese de Abelardo Bento Araújo defendida na semana passada na Faculdade de Educação da USP analisa o sistema educacional implantado em Minas Gerais e que é um dos estados que mais avançaram na implementação das políticas de reforma empresarial da educação. Tem como título: “Avaliação e controle do trabalho educativo: contradições entre meios e fins no monitoramento da qualidade da educação”. Foi orientada pelo Prof. Vitor Paro.

Dentro de algum tempo, estará disponível no sistema de bibliotecas da USP. Em seu resumo o autor diz que: “A política intensifica o trabalho na escola, sem conseguir oferecer mais e melhor educação de fato.”

O estudo descreve e analisa o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública, envolvendo o SIMAVE, o Acordo de Resultados, bem como o monitoramento da qualidade.

Trata-se de estudo de grande importância pois toma a realidade concreta da política na escola e mostra os impactos que ela tem causado nas escolas.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s