Ensino médio: volta filosofia e sociologia (atualizado)

A Câmara dos Deputados aprovou, por 324 votos a 5, emenda que recoloca Filosofia e Sociologia no ensino médio. No dia 7 passado o texto base havia sido aprovado por 263 votos a favor e 106 contrários. Na emenda votada hoje não ficam claras as condições do retorno. O texto segue para o Senado.

“O texto aprovado na Câmara, porém, não fala em disciplinas específicas, mas sim em “estudos e práticas” que devem ser inseridos na BNCC. Isso significa que estes estudos não necessariamente ocorrerão por meio de disciplinas separadas – caberá à base a às redes de ensino a definição desse modelo.”

Leia mais aqui.

À medida que chegam as informações da reunião de ontem na Câmara, vai ficando claro o que ocorreu: a diluição das disciplinas de Filosofia e Sociologia em “estudos e práticas” como forma de fugir da crítica que envolvia a sua retirada. É o que nos diz um leitor que assistiu à sessão da Câmara:

“Eu assisti à sessão pela TV CÂMARA. Foi uma grande farsa conduzida pela deputada Profa. Dorinha Rezende do DEM de Tocantins. Eu até cheguei a comemorar porque ela dizia estar defendendo a obrigatoriedade da filosofia e da sociologia no ensino médio. A emenda defendida por ela passou com folga… Ela enganou até muitos parlamentares. O deputado da REDE do RJ Alexandre Molon chegou a comemorar um manifesto de associações de filosofia, antropologia e sociologia, ele citou esse manifesto na sua votação (chegou em cima da hora?). No entanto, a emenda diz apenas que “estudos”e “práticas” de filosofia e sociologia deverão estar no ensino médio, ou seja, deverão ser ensinadas não necessariamente em disciplinas específicas, mas poderão ser ministradas em outras matérias como história por exemplo.

Além disso essa emenda não fala em tempo. A emenda que reincluía a obrigatoriedade da filosofia e da sociologia no ensino médio do deputado do PSOL Ivan Valente nos três anos do ensino médio foi REJEITADA…. uma deputada da oposição resumiu bem o que aconteceu. Ela disse que isso foi uma farsa, e que quando se quer eliminar uma disciplina como filosofia, por exemplo, diz-se que o conteúdo da mesma deverá ser abordado de forma “transversal” em outras matérias…bem, ainda resta o senado, e depois a BNCC no CNE. Espero que a filosofia e a sociologia sejam incluídas obrigatoriamente, como disciplinas, pelo CNE, ao menos nos anos iniciais, isto é, 60% da grade do ensino médio… vamos aguardar…”

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Ensino médio: volta filosofia e sociologia (atualizado)

  1. Eu assisti à sessão pela TV CÂMARA. Foi uma grande farsa conduzida pela deputada Profa. Dorinha Rezende do DEM de Tocantins. Eu até cheguei a comemorar porque ela dizia estar defendendo a obrigatoriedade da filosofia e da sociologia no ensino médio. A emenda defendida por ela passou com folga…Ela enganou até muitos parlamentares. O deputado da REDE do RJ Alexandre Molon chegou a comemorar um manifesto de associações de filosofia, antropologia e sociologia, ele citou esse manifesto na sua votação (chegou em cima da hora?). No entanto, a emenda diz apenas que “estudos”e “práticas” de filosofia e sociologia deverão estar no ensino médio, ou seja, deverão ser ensinadas não necessariamente em disciplinas específicas, mas poderão ser ministradas em outras matérias como história por exemplo. Além disso essa emenda não fala em tempo. A emenda que reincluía a obrigatoriedade da filosofia e da sociologia no ensino médio do deputado do PSOL Ivan Valente nos três anos do ensino médio foi REJEITADA….uma deputada da oposição resumiu bem o que aconteceu. Ela disse que isso foi uma farsa, e que quando se quer eliminar uma disciplina como filosofia, por exemplo, diz-se que o conteúdo da mesma deverá ser abordado de forma “transversal” em outras matérias…bem, ainda resta o senado, e depois a BNCC no CNE. Espero que a filosofia e a sociologia sejam incluídas obrigatoriamente, como disciplinas, pelo CNE, ao menos nos anos iniciais, isto é, 60% da grade do ensino médio…vamos aguardar…

  2. Isabela disse:

    Segundo o Estadão:
    http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,filosofia-e-sociologia-serao-diluidas-no-ensino-medio-decide-camara,10000094377
    Filosofia e Sociologia serão ‘diluídas’ no ensino médio, decide CâmaraPlenário da Casa decidiu, em emendas ao texto da medida provisória, que os dois temas terão ‘estudos e práticas’ nessa etapa de ensino

  3. Pingback: Educação pelo Brasil n.149 – Jornal Pensar a Educação em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s