MEC é contra terceirização de professores

Mendonça Filho diz ser contra a terceirização de professores e ser a favor de aposentadoria especial para eles:

“Em audiência pública realizada nesta quarta-feira, 17, na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, o ministro da Educação, Mendonça Filho, enfatizou ser contra a terceirização de professores e o fim da aposentadoria especial para a categoria. Na visão do ministro, trata-se de uma profissão que merece atenção especial.”

Ouça aqui.

Há que se entender corretamente a fala sobre terceirização. A objeção é à terceirização do professor, o que não significa ser contra a privatização da educação. Nem deve ser interpretada como uma negativa à terceirização de escolas – ele refere-se ao professor, ou seja, apenas ao regime de contratação do professor.

A afirmação dele não pode ser interpretada diferentemente pois sabemos que ele é a favor da terceirização de atividades públicas e atuou nesta direção quando governador de Pernambuco, em breve período de substituição que cumpriu. Lá ajudou a entregar a educação média para o Instituto de Co-responsabilidade Educacional que faz a mediação com empresários da educação.

Quanto à aposentadoria especial para professores, a fala só pode ser elogiada. Na sanha niveladora que se criou na sociedade para que os funcionários públicos sejam considerados privilegiados e responsabilizados pelos rombos orçamentários – que todos sabemos são produto de outras causas – a fala é importante.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Mendonça no Ministério e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s