SP: escola protesta contra fechamento de turmas

A Polícia Militar de São Paulo utilizou gás de pimenta durante um protesto de estudantes na Escola Estadual Romeu Moraes, na Lapa, Zona Oeste da capital, em São Paulo. O fato ocorreu nesta terça feira dia 20-06-2016. De há muito que se tem dito que a reorganização de salas na rede estadual tem fechado salas constantemente. A Secretaria de Educação nega e alega diminuição de alunos matriculados.

No entanto, os estudantes dizem que salas de aula estão sendo juntadas causando superlotação. Houve confronto com a política.

Leia toda a matéria aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Reorganização escolas em São Paulo. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para SP: escola protesta contra fechamento de turmas

  1. Marlon da Costa Guimarães disse:

    Na quarta-feira passada, véspera de feriado, as Coordenadorias Regionais de Educação
    da SEEDUC-RJ anunciaram aos diretores de escolas que diversas turmas seriam fechadas. O número total é uma “caixa-preta”, mas o levantamento dos próprios colegas listou inicialmente mais 200 escolas atingidas (a rede possui 1.215 unidades).

    Essas turmas estão sendo fechadas às vésperas do período de provas e sem nenhuma interlocução com a comunidade escolar. Um desastre sem tamanho!

    Desde o início do ano, a rede fluminense enfrenta uma carência enorme de professores, pois, pela primeira vez em 10 anos, não foram liberadas as horas extras e a última nomeação de concursados foi em dezembro de 2015. Assim, desde o início deste ano letivo, há turmas sem disciplinas como Física, Matemática, Química e Sociologia.

    A única medida da SEEDUC para cobrir a carência, foi encerrar os desvios de função dos Docentes II (“extinto” Ensino Fundamental I), alocando-os nas mais diversas disciplinas: por exemplo, uma colega que estava nesta situação e possui graduação em História estava lecionando Matemática, pois a ordem era dar aula, não importa de que!

    Todos os dias, publica-se em D.O. dezenas de aposentadorias ou pedidos de exonerações. A categoria está encolhendo e a média de idade subindo.

    Infelizmente, o clima na rede é de revolta, mas há uma enorme resignação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s