Faleceu Wallerstein

Com certo atraso, informo que Immanuel Wallerstein, sociólogo do “sistema mundo”, faleceu em 31 de agosto de 2019 aos 88 anos. Sua maior obra, “O Moderno Sistema Mundial”, cuja publicação iniciou em 1974 e foi composta por quatro volumes, pode ter ficado inacabada já que contemplava seis volumes. Deixa ainda um grande número de outros livros – inclusive sobre a África, que marcou o início de seus estudos.

Defendia a tese de que o Liberalismo era uma filosofia social em desagregação, juntamente com o sistema histórico capitalista. Descreveu em detalhe, em seu Volume 4, como se constituiu, durante o século 19, o que ele chamou de “liberalismo centrista”.

Sua visão foi fundamental para que colocássemos o sistema capitalista em perspectiva como um organismo vivo que nasce, cresce e acelera seu processo de deterioração no tempo presente, não como teleologia inevitável, mas como um processo sistêmico que permite o desenvolvimento de opções históricas, o que muito nos ajuda a compreender tanto o passado, como o momento presente.

Imagina a construção de um mundo pós-capitalista, contraposto ao esgotamento do sistema capitalista, a partir da união em todas as frentes de luta pelo desenvolvimento de outro sistema social, cujas características básicas eram a de ser mais democrático e ser mais igualitário – sem o que não seria outro sistema.

Deu o bom combate.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s