NEPC: relatório sobre a “escolha da escola” é falho

Um relatório recente divulgado pelo School Choice Demonstration Project da University of Arkansas está sendo usado por defensores dos vouchers para argumentar que a possibilidade do pai escolher a escola dos filhos usando vouchers, estimula amplas melhorias na pontuação dos testes de desempenho.

T. Jameson Brewer da University of North Georgia e Joel Malin da Miami University revisaram o relatório “Education Freedom and Student Achievement: Is More School Choice Associated with Superior State-Level Performance no NAEP?” e consideraram que o relatório é inútil para orientar políticas públicas.

“Os professores Brewer e Malin apontam que os dados e métodos usados no relatório podem, na melhor das hipóteses, sugerir uma relação, a qual deveria então ser examinada usando um projeto de pesquisa mais forte. Eles também explicam que o relatório, ao ignorar pesquisas revisadas por pares relevantes e que encontraram consequências negativas do uso das reformas baseadas em escolha da escola [pelos pais], não faz uso, de forma significativa, do corpo maior de pesquisas [disponíveis]. Na verdade, os revisores identificam falhas metodológicas significativas que lançam dúvidas sobre as conclusões do relatório. As principais falhas incluem questões relacionadas à construção de variáveis ​​independentes, o uso de uma variável dependente extraordinariamente combinada e a inclusão de um grupo de alunos que não foi testado por meio do NAEP.”

Leia a revisão da NEPC feita por T. Jameson Brewer e Joel Malin, aqui.

Leia o relatório de Patrick J. Wolf, Jay P. Greene, Matthew Ladner e James D. Paul aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Privatização, Vouchers e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s