Nota sobre a situação política na UFG

O NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA INFÂNCIA – NEPIEC – da FACULDADE DE EDUCAÇÃO da UFG divulga Nota a respeito dos acontecimentos que cercam neste momento a Universidade:

NOTA DO NEPIEC EM DEFESA DA AUTONOMIA E DECISÕES DEMOCRÁTICAS DA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: PELO DIREITO À ESCOLHA DE NOSSA REITORA ELEITA E AO APOIO ÀS CORAJOSAS INTEGRANTES DA LISTA TRÍPLICE DA UFG

Em portaria publicada na data de 11 de janeiro de 2022, no Diário Oficial da União, decreto 10 de janeiro de 2022, o Presidente da República nomeou a Professora Dra. Angelita Pereira de Lima, terceiro nome da lista tríplice, para assumir o cargo de reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Esse ato presidencial autoritário contraria a decisão da comunidade universitária da UFG que elegeu democraticamente com quase 100% dos votos durante a consulta institucional a professora Dra. Sandramara Matias Chaves, apresentada como primeiro nome na referida lista.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC/FE/UFG) acompanhou a trajetória da professora eleita e sua liderança e esforço na construção de um plano de gestão pautado na coerência política e no diálogo democrático com todos os segmentos desta universidade. Assim, o NEPIEC vem à público expressar sua indignação frente ao desrespeito da presidência da república à autonomia universitária, conforme determina a constituição Federal (BRASIL, 1988) e se posicionar a favor da defesa da soberania expressa nas eleições universitárias de 2021 em apoio a nomeação da gestora eleita democraticamente, Professora Dra. Sandramara Matias Chaves.

Declaramos nossa consideração e profundo respeito à Professora Dra. Angelita Pereira de Lima, nomeada via portaria pela presidência como reitora da UFG, ressaltamos suas qualidades e competências enquanto defensora da universidade pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada e dos direitos humanos. Reconhecemos a delicada situação de desconforto político que a citada professora foi colocada, dada mais esta ingerência premeditada do governo Bolsonaro que tem demonstrado estar disposto ao acirramento dos ataques político-econômicos às universidades públicas brasileiras, nomeando interventores em diversas instituições federais desde o início do atual governo.

Reiteramos que ambas as professoras, Sandramara Matias Chaves e Angelita Pereira de Lima, são extremamente éticas, competentes e compromissadas com a defesa da universidade pública. Ressaltamos, porém, a importância que seja demarcado publicamente por nós – pesquisadores, professores, funcionários técnico-administrativos e estudantes – o respeito à escolha de nossos gestores expressa nas urnas universitárias. Afirmamos esse princípio sem qualquer desagravo ou desrespeito às duas professoras referidas e colocadas no centro deste jogo político imposto pelo governo em consonância com o próprio Ministério da Educação.

Considerando a gravidade da situação política e econômica brasileira e a importância de mantermos a vigilância pela garantia da estrutura da UFG, defendemos que, até que se faça uma possível retratação e revisão da nomeação da professora Angelita Pereira de Lima, a assunção do cargo de reitora por esta, de modo a conduzir, com apoio de todos nós, o plano de gestão construído coletivamente até que possa prevalecer a voz das urnas e a efetivação da professora Sandramara Matias Chaves no cargo para o qual foi eleita.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC/FE/UFG) repudia, portanto, todo e qualquer ato antidemocrático que desrespeite as decisões da comunidade acadêmica (professores, estudantes e servidores técnico-administrativos da instituição) ferindo e inviabilizando a autonomia universitária. O NEPIEC diz “não” à intervenção e a este governo neoliberal e neofascista, reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa, igualitária e democrática.

Goiânia, 11 de janeiro de 2022.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s