Foi uma semana dura para a BNCC

Valeu. Para o leitor que eventualmente não acompanhou, resumo abaixo quatro contribuição ocorridas durante a última semana e divulgadas no Blog que detonaram uma série de argumentos usados pelos proponentes da atual Base Nacional Curricular Comum.

O primeiro, mostrou quem são os reais atores da produção da Base Nacional; o segundo indicou os reais interesses destes atores; um terceiro mostrou os efeitos deletérios que a generalização desta política de responsabilização por testes que cerca a BNCC, já está gerando nos Estados brasileiros onde foi mais frequentemente aplicada; e finalmente um quarto, desmontou (reforçando o primeiro artigo mencionado) o mito dos 12 milhões de participantes da BNCC.

Este conjunto de artigos, juntamente com outros já publicados anteriormente, devem ser divulgados, estudados e aprofundados. Importante lembrar, entre outros, um texto sobre habilidades socioemocionais divulgado há algum tempo (veja aqui também).

Na próxima semana, os conselheiros do Conselho Nacional de Educação examinam e aprovam a BNCC. Estes estudos chegaram em boa hora, pois nossos conselheiros do CNE não poderão alegar, no futuro, que “não sabiam” das implicações daquilo que estão aprovando. Serão responsabilizados historicamente por terem colocado a educação na trilha de mais décadas perdidas. Isto sim, é uma verdadeira tragédia.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Mendonça no Ministério, Responsabilização/accountability e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Foi uma semana dura para a BNCC

  1. Luiz Carlos a Revista Educação & Sociedade tem um texto da Smolka, Ana Luiza , Kaplane, Adriana , Magiolino, Lavinia e Dainez, Debora sobre a tematica por você se referiu no seu Blog que acabo de ler. O artigo é: O problema da avaliacao das habilidades socioemocionais como uma politica publica: explicitando controversias e argumentos; Educ. Soc., Campinas , v. no. 130, p. 219-242,jan.-mar;2015, tambem publicado no
    http://www.scielo.br/es

  2. Cecilia Goulart disse:

    O artigo a que a Profa. Ivany se refere contribui muito para a discussão. Está em:
    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302015000100219&script=sci_abstract&tlng=pt

    SMOLKA, Ana Luiza Bustamante; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; MAGIOLINO, Lavinia Lopes Salomão and DAINEZ, Débora. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educ. Soc. [online]. 2015, vol.36, n.130, pp.219-242. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/ES0101-73302015150030.
    Este texto analisa a proposta de avaliação de competências sócioemocionais – Social and Emotional Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA) – que vem sendo disseminada como consensual e inovadora no Brasil. O artigo explicita controvérsias; examina os fundamentos do construto Big Five que sustenta a proposta; discute a utilização da análise fatorial como base para o estudo da personalidade; problematiza a separação das dimensões cognitiva e emocional e contesta a redução da personalidade a poucos traços analisáveis separadamente. Diante dos riscos de simplificar a complexidade do desenvolvimento humano e de estigmatizar alunos que não demonstrem as competências estipuladas como desejáveis, questiona-se a pertinência de se assumir tal proposta como política pública.

    Keywords : Avaliação; Personalidade; Desenvolvimento humano; Competências socioemocionais; Política pública.

  3. Paulo Mello disse:

    A Anpuh publicou carta aberta sobre a BNCC.

    Agradecemos se puder divulgar.

    https://m.facebook.com/ANPUH/

  4. Pingback: Sessão Especial BNCC – Jornal Pensar a Educação em Pauta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s