O Senado aprovou o Sistema Nacional de Educação e a matéria vai para a Câmara onde também tramita outra proposta sobre o tema.
“O Senado aprovou nesta quarta-feira (9), por unanimidade, um projeto que cria o Sistema Nacional de Educação (SNE). A proposta tem a finalidade de integrar as políticas educacionais da União, dos estados e dos municípios.
O texto, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), foi aprovado conforme versão proposta pelo relator Dário Berger (MDB-SC). Agora, o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados, onde também tramita uma proposta com o mesmo objetivo.
A criação do SNE está atrasada em pelo menos seis anos. A Lei de 2014, que aprovou o Plano Nacional de Educação, previa a criação do sistema até a metade de 2016, o que não aconteceu desde então.
A ideia é de que o SNE funcione como o Sistema Único de Saúde (SUS), no alinhamento de ações, programas e investimentos no setor de educação.”
Leia mais aqui na Agência Senado.
Prezados colegas! O respeito aos direitos educacionais postos na Constituição Federal e na LDB pelos sistemas federal, estaduais e municipais é a garantia das determinações postas ao “projeto” de SNE que se vislumbra. Abraços e lutando, pelo menos, pela universalização do direito público subjetivo, direito que, no estado de São Paulo, ainda não é usufruído por todas as crianças de 6 anos!