Agora é com o PT

Postado originalmente na Uol em 24/01/2012

O comando do MEC muda hoje. Assume Mercadante. Histórico do PT, ao contrário de Haddad, a troca coloca o PT como o principal responsável na pasta pelas ações que serão tomadas a seguir.

Todos sabem que não sou otimista e já disse, mais de uma vez, que pode ser que tenhamos saudades de Haddad. Cabeças vão rolar no segundo escalão, é previsível. Entre elas me atrevo a dizer, a da Presidenta do INEP, Malvina Tuttman. Os formadores de opinião ligados à indústria da avaliação não a aprovam. Não é considerada uma “técnica”.

Dilma é movida a noticiário e quer que o ENEM saia dele, portanto, vai querer ali um ou uma gerente, como ela. Foi assim na Petrobras e em outros lugares. Portanto, nada difícil que tenhamos alguém da própria iniciativa privada no lugar de Malvina, ou alguém pelo menos ligado de alguma forma à indústria da avaliação. Torço para estar enganado.

Quanto ao que o novo Ministro pensa, apesar de termos seus pronunciamentos durante sua campanha a governador no passado em SP (e não são nada animadores, pela falta de ideias) vamos esperar pelos discursos e pelas nomeações que atingirão algumas Secretarias do MEC. Aí teremos um panorama mais claro.

Até agora, Haddad criava um campo de certa forma confortável para o PT, pois todos sabíamos que ele não era de ouvir muito o PT. Se acertava, o PT faturava; se errava, era porque não ouvia o partido. Aliás, essa é uma das queixas da direção do PT, em relação ao ex-Ministro. Agora, teremos um Ministro articulado com o PT. Uma coisa é certa: ninguém poderá dizer que as mudanças que estarão sendo implementadas na educação não são de responsabilidade direta do PT – para o bem ou para o mal. Acabou a zona de conforto.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Fernando Haddad no Ministério, Mercadante no Ministério, Postagens antigas da UOL. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s