Mais uma ideia brilhante de Ioschpe

Postado originalmente na Uol em 4/07/2011

 Imagine que na porta de uma Delegacia de Polícia nós indicássemos o percentual de crimes resolvidos. Digamos que criássemos um Indice de Criminalidade Resolvida ou ICR. Seria risível. Todos sabemos que a resolução de um crime tem causas que não podemos atribuir à simples eficiência ou não dos profissionais da Delegacia. Imaginemos uma placa nas portas das Faculdades de Economia indicando o percentual de acerto na previsão da inflação do ano. Seria igualmente risível. Mas com escolas pode. Agora podemos ter mais uma bobagem: placas indicando o IDEB da escola na porta das escolas. Os nobres reformadores empresariais acham que tudo é uma questão de competição. Se os IDEBs forem divulgados as escolas competirão entre si para ver quem é melhor. Ou no mínimo terão vergonha. Eles não pensam sobre o que ocorrerá quando esta placa desmoralizar a escola perante sua comunidade. E o IDEB continuar o mesmo. Eles têm uma solução: privatizem esta escola.

Escolas poderão ter de exibir placa com nota do Ideb

Demétrio Weber – O Globo, 01/07/2011 – Rio de Janeiro – RJ

BRASÍLIA – Escolas públicas de ensino fundamental de todo o país são avaliadas a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC), mas muita gente – especialmente pais e familiares dos alunos – ignora os resultados. Pensando nisso, três projetos de lei foram apresentados à Câmara dos Deputados, no mês passado, para tornar obrigatório que as escolas divulguem, no portão de entrada ou em local de ampla visibilidade, placa com os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb. O autor da ideia é o economista Gustavo Ioschpe, especializado em economia da educação.

Continue lendo em:

http://oglobo.globo.com/educacao/escolas-poderao-ter-de-exibir-placa-com-nota-do-ideb-2872554

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Ideb, Postagens antigas da UOL, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s