Michelle Rhee deixa a Superintendência de Washington, D. C.

Postado originalmente na Uol em 10/02/2011

Mais um “big name” das reformas meritocráticas americanas dá adeus ao cargo. Depois de John Klein em New York e Beverly Hall em Atlanta, agora é a vez de Michelle Rhee – a “Sara Palin” dos reformadores americanos. Capa do Time por seus feitos no sistema educacional de Washington D. C., foi substituída no cargo depois que o Prefeito com quem havia trabalhado nos últimos 4 anos perdeu recente eleição.

Em Washington, os eleitores rejeitaram esmagadoramente o prefeito Adrian Fenty , em favor do presidente da Câmara Municipal, Vincent Gray, candidato democrata na eleição de prefeito deste ano. Fenty estava intimamente ligado a cruzada educacional da chanceler do sistema escolar de Washington Michelle Rhee quem demitiu 500 professores e mais de 60 diretores indiscriminadamente, fechou 23 escolas e implantou sistemas de pagamento de professores em base ao desempenho dos alunos.

Ela instituiu um sistema de classificação de professores chamado IMPACTO onde cada professor é visitado, observado e classificado cinco vezes, com duas das observações feitas por pessoas que não trabalham na escola. Em uma escala de 1-4, a classificação 1 significa demissão, e uma classificação 2 coloca um professor em aviso prévio.

Durante as eleições, a reforma das escolas de Washington este no centro dos debates. Sua troca não significa necessariamente uma mudança nos métodos implantados em Washington, mas o novo prefeito fala em dar maior transparência e envolvimento.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Links para pesquisas, Postagens antigas da UOL, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário