Iniciativa privada amplia controle sobre o MEC

Postado originalmente na Uol em 2/12/2010

Vem aí mais uma prova para os nossos alunos do ensino fundamental: o inafinho, que será feita aos 8 anos de idade.

A adoção de mais esta prova revela um aumento da influência da iniciativa privada sobre o Ministério pois ela conta com parceria do Movimento Todos pela Educação, o qual é a ponta de lança do alto empresariado para influenciar a educação brasileira, à semelhança com o Business Roudtable que foi o modelo de influência da iniciativa privada na educação americana.

Felizmente ela é amostral e portanto não se reveste, por enquanto, de características de teste de alto impacto sobre alunos e professores, mas pode ter impacto sobre o currículo escolar, no sentido de produzir estreitamento do mesmo, ou seja, alinhamento do ensino ao teste e supervalorização da alfabetização em detrimento de outras disciplinas que o aluno tem que aprender nesta fase.

A prova será financiada pela iniciativa privada.

Objetivo da avaliação – organizada pelo Movimento Todos Pela EDUCAÇÃO, Fundação Cesgranrio, Instituto Montenegro e INEP – é verificar o patamar de alfabetização dos estudantes brasileiros; exame deverá ser aplicado no início do próximo ano

Mariana Mandelli, Felipe Oda / JORNAL DA TARDE – O Estado de S.Paulo

O Brasil terá uma nova prova para avaliar o nível de alfabetização dos alunos do 3.º ano do ensino fundamental – série em que, com 8 anos de idade, deveriam saber ler e escrever. (…)

A prova ainda não tem nome oficial, mas é chamada pelos organizadores de “Inafinho”, em alusão ao Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), que mede o nível de alfabetismo funcional da população adulta.

Continue lendo em:

http://www.webdiario.com.br/novo_site/dinamico/imprimir_noticias.php?id=50605

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em ANA - alunos de 8 anos, Fernando Haddad no Ministério, Postagens antigas da UOL, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s