Professora relata impacto da antecipação escolar na EI

O seguinte comentário foi postado por uma leitora:

“Sou professora de Educação Infantil há 32 anos. Nos últimos 10 anos tenho visto a aceleração do processo de alfabetização nos grupos de 4 e 5 anos e, dar conta disso, estão tirando da rotina o tempo destinado ao brincar. Aa crianças ficam trancadas nas salas de aula por muito tempo e a produtividade cai muito, pois ficam irritadas, dispersas e agressivas. Nessa idade as crianças necessitam de ambientes abertos, ode possam correr, pular, movimentarem -se.

O que está ocorrendo é o contrário, elas ficam presas e devem ficar sentadas por mais tempo. Percebi uma diferença imensa na produtividade das aulas e o quanto as crianças estão mais agitadas por terem que permanecer longos períodos sentadas fazendo atividades. Tenho pena que isso esteja ocorrendo, não estamos lidando com robôs, mas com seres humanos em formação e desenvolvimento.

Não concordo com a filosofia da Lemann e acho que necessitamos nos unir para não deixar que o Brasil compre essas ideias como se fossem nos salvar e melhorar o índice de alfabetização.”

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Avaliação na Educação Infantil, Links para pesquisas, Mercadante no Ministério, Privatização, Responsabilização/accountability. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Professora relata impacto da antecipação escolar na EI

  1. Maria Santos disse:

    Penso que quando esta sendo identificado essa atitude como não positiva para nossas crianças,ja é um bom sinal.Sou professora da EDUCAÇÃO INFANTIL há 33 anos e esse ano foi a primeira vez que nos reeunimos para discutir os INDICADORES DE QUALIDADE,o qual havia 9 topicos.Muitos desses defendeu a brincadeira como aprendizagem.Vamos torcer pra que todas as propostas se concluam.Mas enquanto isso não acontece vamos fazer a nossa parte,pois infancia só se vive uma vez.

  2. Josy disse:

    A vida segue…e assim caminha a humanidade…De volta ao mundo Pré- histórico.

    • Marcia Bay disse:

      Não vejo como a volta ao Mundo Pré-histórico, sou professora e vejo que dá muito tempo para se estudar e ser um bom profissional mesmo começando mais tarde.

  3. Edilene Araújo disse:

    A criança da Educação Infantil, precisam de aprender harmoniosamente na sua escola. Envolvendo todo espaço escolar, mas como tenho fundamentação de como tenho que atuar numa sala de Educação Infantil. Quero ver qual o cidadão que tentar mudar a minha maneira de ministra a minha didática. Meu aluno precisa aprender a desenvolver o equilíbrio, pensamento, raciocínio lógico do processo do brincar, construir sua identidade na interação com os seus colegas e a intervenção da mestra.

    • Fátima Lopes disse:

      ótimo comentário, é isso que eles precisam desenvolver e desenvolver brincando muito……. não consigo imaginar crianças sentadas o turno todo.

  4. Profa. Dra. Wilse Arenada Costa disse:

    Criança tem que brincar livremente. É assim que ela se desenvolve e aprende. Prendê-la na em uma sala de aula é que é uma idéia pré histórica. Aiás, Herbartiana, ultrapassada a séculos!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s