Livro: Conversas sobre Avaliação

imagens.pngBenigna Villas Boas, pesquisadora do campo da avaliação, organiza mais um livro que poderá ser muito útil para a atividade de avaliação do professor em sala de aula.

Como sabemos o campo da avaliação possui pelo menos três níveis distintos de realização: o plano das políticas públicas de avaliação, usualmente conhecido como o campo das avaliações de larga escala; o campo da avaliação da instituição escolar ou campo da avaliação institucional da escola; e o campo da prática da avaliação da aprendizagem em sala de aula. Estes três níveis deveriam se complementar.

No entanto, nem sempre isso ocorre. Nos tempos atuais, marcados pela reforma empresarial da educação, as avaliações de larga escala acabam por retirar do professor sua autonomia na realização da avaliação em sala de aula, obrigando-o a regular-se por bases nacionais comuns associadas a avaliações externas que determinam as avaliações internas (em forma e conteúdo). Não raramente a avaliação em sala de aula é tomada por simulados e por treinos para que os alunos se saiam bem nas avaliações de larga escala.

O livro, entre outros temas, inova as relações entre estes níveis de avaliação e, ao mesmo tempo, valoriza a autonomia, a transparência e as práticas da sala de aula e constitui uma importante contribuição.

“Este livro propõe-se a dialogar com professores de todas as áreas do conhecimento, da educação básica e superior, especialmente os que atuam em cursos de licenciatura, assim como aqueles em formação, sobre os temas mais recorrentes e que mais geram dúvidas quando o assunto é avaliação. Os textos aqui reunidos não só colocam em evidência as fragilidades dessa prática, como vão além, apontando caminhos e possibilidades para o dia a dia em sala de aula de toda a comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis.
Em formato de conversas, com linguagem objetiva e acessível, a obra afirma seu compromisso com uma educação verdadeiramente interessada nas aprendizagens de todos os estudantes que, de tão preciosas, exigem cuidados para que desabrochem e não murchem, mas floresçam sempre. Para isso, a avaliação deve manter-se vigilante.”

Veja aqui.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais, Links para pesquisas e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Livro: Conversas sobre Avaliação

  1. Benigna Boas disse:

    Obrigada pela divulgação do livro
    Grande abraço!
    Benigna

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s