Xangai, número 1 no PISA, pode sair dele

Diane Ravitch informa em seu blog notícia divulgada por Yong Zhao , da Universidade de Oregon, USA, que afirma que Xangai poderá não participar do próximo exame do PISA da OCDE, marcado para 2015. Veja também aqui matéria de Valerie Strauss com o texto de Zhao em inglês.

Xangai foi a primeira em desempenho no PISA de 2009 e novamente em 2012. Segundo Diane Ravitch:

“Zhao, que nasceu e foi educado na China, relata que os responsáveis pela educação em Xangai podem parar a participação no PISA. Zhao, um crítico da corrida internacional para os testes de desempenho, escreve em seu blog:

A notícia circulou em um jornal em Xangai em 7 de março, e relata que Xangai “está considerando a possibilidade de retirar-se da próxima rodada do PISA em 2015”, porque “Xangai não precisa das chamadas escolas número 1”, disse Yi Houqin, um funcionário de alto nível da Comissão de Educação de Xangai. “O que ela precisa são de escolas que seguem princípios educacionais adequados, respeitem os princípios do desenvolvimento físico e psicológico do aluno, e estabeleçam uma base sólida de “desenvolvimento que perdure ao longo da vida dos alunos”, diz o artigo, citando Yi .”

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Pisa, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário