Baltimore: quem não faz os testes?

A experiência de Baltimore mencionada em post anterior nos alerta para um tipo de estudo que não se faz no Brasil: quais alunos ficam fora dos testes da Prova Brasil, Saresp, ProvaRio, etc.?

Como é sabido, a Prova Brasil, por exemplo, considera válida uma turma na avaliação desde que tenha pelo menos metade dela fazendo o teste. A questão é: quais são os alunos que pertencem à outra metade que pode não estar participando do teste?

O caso de Baltimore mostra que estudantes que exigem educação especial e os imigrantes aprendizes de inglês, que não são poucos no caso americano, podem ser desviados do teste para a metade que não participa, pois com isso seu menor desempenho não derruba a média da turma ou da escola.

Para esta outra metade também podem ser desviados aqueles alunos que são oriundos de famílias mais pobres ou com dificuldades de aprendizagem.

Sabemos também que isso repercute nas escolas que se “especializam” em certo tipo de aluno e acabam sendo depósitos de alunos com problemas, de forma a facilitar a vida das outras dentro de uma rede de ensino.

Portanto, é relevante que tenhamos dados públicos sobre a avaliação no Brasil que indiquem quem são os estudantes que participam e que não participam das avaliações.

Já mostramos o mesmo problema na avaliação das escolas charters americanas. As charters costumam ser comparadas com as escolas públicas sem levar em conta a exclusão de populações que apresentam possibilidade de ter maior problemas de aprendizagem. Enquanto as charters podem excluir esta população (e outras) a escola pública obrigatória e corretamente tem que aceitar todos os estudantes que a procuram. Portanto, uma comparação de médias de desempenho em testes dos alunos entre estas escolas não pode ser suficiente. Há que se analisar qualitativamente as duas populações.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em ANA - alunos de 8 anos, Prova Brasil, Saresp, Segregação/exclusão e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s