Agenda Brasil: novo trem da alegria

Um verdadeiro trem da alegria de propostas liberais está caminhando no Congresso. Em nova ampliação da Agenda Brasil, agora aparece explicitamente, aquilo que temíamos:

“Regulamentar o Artigo 23 da CF: definir as responsabilidades e o papel supletivo e redistributivo da União, dos Estados e Municípios; criar o sucessor do FUNDES; criar o Sistema Nacional de Educação (SNE);

Implementar o Plano Nacional de Educação nos 3 entes federativos; aperfeiçoar o financiamento a padrões de qualidade; equilibrar programas universais com a necessidade de focalização (FIES, PRONATEC), e adequar sistemas subnacionais ao SNE.”

Como o único documento em forma de lei que transita na área é o da SAE, veja aqui, penso que será este que poderá ser protocolado. Depois disso, teremos que correr atrás na forma de emendas, mas estaremos nas mãos da relatoria. O documento da SAE sobre o SNE é uma proposta alinhada com as teses dos reformadores empresariais.

O texto da nova Agenda Brasil dá pistas: Regulamentar o artigo 23 da Constituição, o que confere com a proposta da SAE e definir responsabilidades, ou seja, responsabilização; aperfeiçoar o financiamento a padrões de qualidade, leia-se, condicionar financiamento a padrões de qualidade (meritocracia), que também confere com o documento da SAE.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Meritocracia, Patria Educadora, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s