Rio: leitora informa fechamento de escolas

Segundo a leitora do blog:

Um levantamento não muito preciso, revela que a rede estadual do Rio de Janeiro fechou, desde 1995, 2236 escolas. Eram 3500, ao final daquele ano (Governo Nilo Batista), e hoje, são 1264. Houve municipalização de parte delas, mas muitas foram fechadas sem nenhuma transferência a outras redes. Nos últimos anos, eu trabalhei em 2 escolas que passaram por essa situação: o Instituto de Educação Professor Carlos Camacho, em Magé, foi extinto e não foi municipalizado e o Colégio Estadual Lauro Corrêa, em São Gonçalo, quase foi extinto e não seria municipalizado, mas continua aberto pois houve recuo da SEEDUC diante da forte resistência da comunidade escolar.

Em muitos casos, como nos que eu vivenciei, os CIEPs têm se tornado destino das escolas extintas. Nada tenho contra trabalhar em CIEPs, pois já trabalhei em alguns e gostei, mas o caso é que hoje os CIEPs são escolas comuns e que não oferecem, além da ainda boa estrutura física, nenhum outro diferencial. Como exemplo, destaco o CIEP 237 – Vladimir Herzog (próximo de onde moro), que comporta atualmente os estudantes, os professores e o mobiliário de outras 3 escolas estaduais: E. E. Luiz Palmier (extinta), CIEP 236 – Djanir Cabral Malheiros (escola de educação especial extinta para dar lugar à Coordenadoria Regional de Educação), e o C. E. Tarcísio Bueno (cujo telhado desabou em agosto e a previsão é de 3 anos para as reformas).

O cenário aqui é grave! A última publicação de extinção de unidade escolar saiu no D.O. deste mês, e foi a vez de uma escola rural em Campos.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Assuntos gerais, Reorganização escolas em São Paulo, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Rio: leitora informa fechamento de escolas

  1. Avatar de celia maria silva celia maria silva disse:

    E cada vez menois importância darão às escolas públicas. Aos politicos não interessa ver a população esclarecida, exigindo seus direitos, instruída, questionadora. Atrapalha seus objetivos excusos. Estão atirando no proprio pé. Não desistamos! Marcação cerrada em cima destes vagabundos. Não vamos dar espaço!

Deixe um comentário