SP: continua crescendo número de escolas ocupadas

Os Jornais já noticiam 8 escolas ocupadas, mas há informações de que seriam 9.

“A Escola Estadual Professor Pio Telles Peixoto, na zona norte de São Paulo, é a 8ª a ser ocupada por estudantes na capital e na Grande São Paulo. Os alunos protestam contra a reorganização da rede estadual de ensino proposta pela Secretaria da Educação.

Segundo a estudante Y.S., de 16 anos, a ocupação foi realizada por volta das 10h. “A gente trocou o cadeado do portão da escola e fechamos a diretoria com cadeados e correntes. A escola não será fechada, mas deve transferir todas as turmas do ensino médio.”

Há notícias de que o movimento avança para o interior. Em Campinas haveria uma nona escola ocupada.

Em Piracicaba escola que seria fechada tem fechamento revogado, atestando a bagunça que a rede está sofrendo. A escola seria fechada e não tem outra próxima em uma área de 8 quilômetros. Graças à movimentação da comunidade a decisão teve que ser revogada.

Veja aqui video inédito sobre a ocupação [colaborou Daniel Lopes].

Veja aqui mais imagens sobre as ocupações.

Na Fernão Dias a situação está mais complicada porque fracassou a negociação conduzida pelo MP entre a Secretaria de Educação e os estudantes. Os estudantes teriam que deixar a escola até as 18 horas de amanhã por decisão judicial. No entanto, o juiz impediu que a polícia use medidas agressivas na retirada dos estudantes.

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Meritocracia, Privatização, Reorganização escolas em São Paulo, Responsabilização/accountability. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário