A tensão está aumentando nas ocupações em andamento nas escolas do Estado de São Paulo devido ao plano de reorganização das escolas paulistas. O Governo Alckmin assiste.
Segundo a Folha de São Paulo:
“O professor de história Edvan Costa foi algemado e levado ao Hospital do M’Boi Mirim. A Folha teve acesso a um vídeo que mostra o docente no chão. Em seguida, um policial pisa no docente e força o cassetete contra o corpo dele.”
Veja aqui agressões aos professores
Um juiz que havia autorizado a reintegração judicial das escolas reviu sua decisão e passou um “pito” na Secretaria da Educação:
“Com isso quero dizer que o cerne desta lide possessória não é a proteção da posse, mas uma questão de política pública, funcionando as ordens de reintegração como a proteção jurisdicional de uma decisão estatal que, em tese, haveria de melhor ser discutida com a população. Repito: objetivamente, tem-se esbulho de um bem público; mas a solução da questão foge, e muito, da simples tutela possessória. A questão é mais ampla e profunda, a merecer melhor atenção do Executivo.”
A Secretaria contesta dizendo que as Diretorias de Ensino estão discutindo a questão com a população, mas o fato é que há uma grande diferença entre “comunicar decisões já tomadas” e “discutir a decisão a ser tomada”.
A Secretaria de Educação pode até manter a reorganização, mas está claro que ela está sendo imposta pela força policial.