USA: fraude em escolas charters

Os governos contratam organizações sociais para administrar as escolas de suas redes de ensino, na forma de escolas charters. Isso inclui responsabilizar estas organizações terceirizadas por alcançar certos níveis de desempenho nos exames de larga escala. Pressionadas para cumprir o contrato, tenham ou não condições, as organizações procuram formas de chegar lá e não perder o contrato.

Estas situações de pressão criam as possibilidades de fraude, como se vê ocorrer atualmente em New Orleans nos Estados Unidos. Uma grave suspeita de fraude massiva está sendo investigada na organização charter chamada Landry-Walker.

Os indícios incluem as grandes discrepâncias entre as notas de 2014 e outros resultados acadêmicos para esse ano; os funcionários da escola ignoraram procedimentos de segurança dos testes; estudantes comentaram sobre ter feito os testes em casa, e os alunos não tinham certeza de que os testes eram ou não para valer.

Tudo isso acontece no país que mais tem experiência de regulação em matéria de operação de escolas charters, o que mostra que esta não é uma tarefa simples como acreditam os amantes das charters no Brasil.

Por outro lado, teremos que ficar atentos a estas situações pois elas poderão ser exploradas na tentativa de mostrar a superioridade das escolas charters sobre as escolas públicas, e firmar o mercado de charters no país.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Escolas Charters, Links para pesquisas, Privatização, Reforma e Fraudes e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para USA: fraude em escolas charters

  1. Pingback: USA: FRAUDE EM ESCOLAS CHARTERS | Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s