Colocando o INEP no rumo certo

O INEP deve ter seu novo presidente anunciado nos próximos dias. O atual presidente, Francisco Soares, deixa o INEP depois de cerca de dois anos.

“Entre os nomes cotados para assumir a presidência do instituto, segundo apurou o Estado, estão Alexandre André dos Santos, diretor de Avaliação da Educação Básica, do Inep – que tem o apoio dos servidores – e Reynaldo Fernandes, ex-presidente do órgão. Mercadante disse, em nota, que o nome para substituir o ex-presidente será anunciado nos próximos dias.”

Fala-se ainda em uma terceira possibilidade: um dos Secretários do MEC. Se Mercadante indicar Reynaldo Fernandes, o governo Dilma não terá perdido apenas a proposta ideológica, é porque perdeu a vergonha, mesmo.

Eis aqui o que pensa Reynaldo:

No entanto, não vejo razão para Reynaldo aceitar ir para o INEP. Ele e Gremaud, compõem o quadro da empresa de assessoria educacional chamada METAS avaliação e proposição de políticas sociais.

“A METAS elabora e avalia políticas sociais. Dispõe de produtos desenvolvidos internamente e customizados de acordo com o cliente, bem como atende às demandas de projetos personalizados para as necessidades de cada cliente. A empresa inova o conceito de consultoria na área de economia. O foco de atuação está em temas como educação, saúde, violência e desenvolvimento urbano.”

Entre os possíveis indicados para o INEP, o melhor é Alexandre André dos Santos, da Diretoria de Educação Básica do próprio INEP, e a razão é que além de ser um servidor de carreira do INEP, tem dado conta há anos de forma competente da área que dirige.

Destaque-se a competente formulação da proposta de avaliação da educação infantil, uma das propostas mais bem feitas já formuladas para a educação básica por aquele órgão, e a capacidade de Alexandre para ouvir de forma democrática a comunidade educacional.

Há inúmeras vantagens portanto em sua indicação, pois forneceria uma estabilidade ao órgão que já teve sete presidentes em 13 anos (Otaviano Helene, Luiz Araújo, Elieser, Reynaldo, Neto, Malvina, Luís Cláudio, Chico), ou seja, menos de dois anos, na média, para cada um. No momento atual, seria muito importante que um servidor do INEP assumisse a presidência. Isso permitiria uma discussão aprofundada sobre as finalidades do órgão e sua estrutura.

Mercadante tem uma boa chance para colocar o INEP no rumo certo.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Assuntos gerais. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Colocando o INEP no rumo certo

  1. Acho que o Mercadante indicará o pior possível, e se houver um piorzinho, vai correr atrás para nomear. O INEP é hoje um instituto de avaliação, e não de pesquisas educacionais. Só irá para algum ‘rumo certo’ se o rumo for o cesto.

  2. Nora Krawczyk disse:

    Oi Luiz: quando foi essa entrevista do Reynaldo Fernandez. É recente? Ab. Nora

    Nora Krawczyk FE/UNICAMP blog: noraunicamp.blogspot.com

  3. Sonia disse:

    Maravilha de entrevista! A melhor peça anti escolas charters que eu já vi.

  4. Alexandre Ramos disse:

    Sou servidor do Inep e venho manifestar que não gosto de nenhum dos dois nomes mencionados. Se restringir a estes dois nomes como se fossem as únicas possibilidades, é um empobrecimento do debate. Acho que a carta publicada pela ANPEd (http://www.anped.org.br/news/carta-da-anped-ao-ministro-da-educacao-sobre-escolha-do-novo-presidente-do-inep) amplia essa discussão, apresentando um problema sério que pode contaminar a escolha do nome, que é a barganha política colocando a presidência no Inep e não sei mais que outros cargos à disposição dos partidos políticos que apoiam o governo ou que trocam cargos por apoio político no Congresso Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s