RS: como a direita pensa a educação

Leitor envia vídeo do Deputado Marcel Van Hatten (PP/RS) que descreve como deve ser a reforma educacional que a coalisão de direita propõe para o Brasil. Vale pelo resumo da proposta. Nenhum dado concreto sobre os resultados produzidos por estas reformas feitas até agora no exterior é apresentado. Afirma-se que são bons, sem mostrar nenhum dado.

Note-se como o Deputado enrola o interlocutor até achar uma cidade com custo-aluno que convenha à sua tese, para fazer suas comparações com os gastos da escola privatizada.

É um discurso ideológico que será cada vez mais intensificado no Brasil. O discurso é exatamente o que os reformadores empresariais dizem nos Estados Unidos.

Veja também aqui, onde o Deputado vai se instruir.

Há mais de 15 anos prometeram todas estas vantagens aos americanos. Não melhorou a educação americana, mas criou um belo mercado para os privatistas retirarem dinheiro da escola pública.

Leia post anterior onde mostramos como estas políticas não permitiram diminuir as distâncias de aprendizagem entre ricos e pobres nos Estados Unidos: Em nome dos pobre$, privatizemo$.

Mais dados sobre e eficácia dos vouchers podem ser encontrados na página “Links e Relatórios”, neste blog. O Chile também fez uso disto, sem sucesso (Veja também aqui). Adicionalmente, incluo entrevista dada ao SINTEP MT sobre os efeitos nefastos destas políticas produzidas pela adoção destas medidas em outros países (feche o anúncio que a Google inclui aleatoriamente na base inferior do vídeo para sua melhor visibilidade):

 

Avatar de Desconhecido

About Luiz Carlos de Freitas

Professor aposentado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esta entrada foi publicada em Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability, Segregação/exclusão, Vouchers. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário