ANPED: os “novos reformadores” e a disputa pela escola

Durante a abertura da ANPED sudeste fizemos uma exposição sobre o pensamento dos chamados “novos reformadores”. O termo “reformadores empresariais da educação” foi proposto pela pesquisadora Diane Ravitch, historiadora americana e se refere fundamentalmente à transferência da lógica dos negócios para a o interior da educação.

A proposta desta política para a educação, apoiada nos estudos da OCDE e amplamente financiada pelas agências internacionais como o BID e o Banco Mundial, baseia-se fundamentalmente em três conceitos: responsabilização, meritocracia e privatização.

Durante a exposição, examinamos como esta política tende a ser dominante no cenário educacional brasileiro e as repercussões que podem ser esperadas, se não houver uma resistência organizada e forte a estas ideias.

Disponibilizo aqui, uma parte da conferência (a que foi projetada) usada para exemplificar estudos que revelam os limites destas políticas. Todos os estudos estão disponíveis neste blog, podendo ser encontrados outros mais, tanto na página de bibliografia, como de links para relatórios.

Não foi produzido um texto sobre toda a conferência, ao longo da qual os slides foram sendo agrupados e projetados para exemplificar os aspectos analisados e eles não dão conta, sozinhos, de todo o conteúdo da conferência.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Meritocracia, Privatização, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ANPED: os “novos reformadores” e a disputa pela escola

  1. Pingback: ANPED: os “novos reformadores” e a disputa pela escola | Blog do Pensar a Educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s