Tampio: precisamos de uma BNCC?

Nicholas Tampio, da Fordham University nos Estados Unidos, acaba de publicar um artigo “Democracia e Padrões Educacionais Nacionais” no qual discorda da necessidade de uma base nacional comum. Abaixo segue o resumo do trabalho.

“Este artigo intervém no debate sobre se as democracias devem adotar padrões nacionais de educação. Para muitos democratas, os padrões nacionais de educação podem promover o crescimento econômico, justiça social e um conjunto comum de interesses. Neste artigo, eu reconstruo o alerta de John Dewey contra oligarcas que usam a padronização para controlar as escolas, bem como o seu argumento de que a democracia requer autonomia do estudante, professor e da comunidade. O artigo argumenta que a iniciativa do Common Core State Standards tem sido uma política de cima para baixo, que visa preparar as crianças para a economia em vez de prepará-las para a democracia e para o futuro previsível, e que as elites econômicas tendem a dominar os esforços para criar padrões nacionais de educação. Na conclusão, eu produzo um argumento pragmático a favor do controle local da educação e me oponho a que as democracias precisem de padrões educacionais nacionais para assegurar a equidade racial. “

Baixe aqui direto da página do autor.

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Links para pesquisas, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tampio: precisamos de uma BNCC?

  1. Thank you for translating and sharing.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s