Sob os auspícios da nova unidade de negócios do Instituto Alfa e Beto (Idados) e o Laboratório de Pesquisas em Oportunidades Educacionais da UFRJ, acontecerá o I Seminário Internacional iDados no Hotel Novo Mundo, no dia 8 de dezembro, a partir das 14h.
Segundo os organizadores:
“Os primeiros passos de uma criança na escola – principalmente na pré-escola e no primeiro ano do Ensino Fundamental – são cruciais para assegurar que seu desempenho seja satisfatório ao longo de toda a trajetória acadêmica. Por isso, é importante que a educação pré-escolar e a alfabetização estejam no centro do planejamento de políticas públicas em educação.
Pensando nisso, o IDados, centro de estudos ligado ao Instituto Alfa e Beto, e o Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais – LaPOpE/UFRJ trabalham juntos para adaptar ao contexto brasileiro uma avaliação internacional chamada iPIPS (sigla em inglês para Indicador Internacional de Performance em Escolas de Ensino Primário).
O objetivo é colher informações robustas, em nível individual, sobre aptidões cognitivas de crianças entre 4 e 6 anos de idade nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além de habilidades em coordenação motora. A partir do diagnostico inicial, os pesquisadores farão o acompanhamento das crianças ao longo do Ensino Fundamental I. Os resultados devem servir de apoio para que formuladores de políticas públicas estejam conscientes das fraquezas desta etapa, podendo saná-las, e possam identificar os benefícios no longo prazo dos investimentos na Educação Infantil e em práticas comprovadamente eficazes de alfabetização.
Batizado de Linha de Base Brasil, o projeto é tema do I Seminário Internacional IDados, que acontece no dia 8 de dezembro, no Rio de Janeiro. Em pauta no encontro estarão os dados iniciais colhidos pelos pesquisadores do IDados, da UFRJ e da UFJF em três municípios brasileiros.
Além disso, pesquisadores da Universidade Durham (Inglaterra), responsável pelo iPIPS, esclarecerão aspectos metodológicos da avaliação e como seus resultados podem ser comparados internacionalmente, inclusive com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), a avaliação da OCDE aplicada a cada três anos a estudantes de 15 anos de todo o mundo.”
O projeto já está em andamento, pois prevê no Seminário a apresentação de resultados da tomada de Linha de Base, ou seja da avaliação contra a qual serão contrastados os resultados das futuras medições e evidenciado ou não avanços.