ENEM: muda a cosmética

As mudanças no atual ENEM são cosméticas. A única medida de fundo, a não divulgação de ranqueamentos, é apenas uma questão de ajuste até que outros exames sejam definidos oficialmente para o ensino médio. Há tempos que o ENEM deixou de ser uma avaliação do ensino médio – se foi algum dia. Mas quando não era processo seletivo para o ensino superior, estava mais próximo disso.

O atual MEC está, de fato, trabalhando a partir da BNCC – a base nacional curricular – e destes novos estudos sairá também a futura avaliação da educação básica.

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho:

“Com essas medidas, nós estamos buscando um aperfeiçoamento operacional do exame e deixaremos prontas todas as adequações futuras pelas quais o Enem terá que passar em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que nós esperamos que esteja pronta este ano”, destacou.”

Ou seja, o atual ENEM descola-se do ensino médio e vai ser só processo seletivo para o ensino superior. Medida correta, diga-se. Mas, outro exame ocupará seu lugar.

 Por outro lado, o que se vê é a consolidação da estratégia de “consulta pública” – ou seja, consulta sob controle: ouço a todos, faço o que quero. Com isso, a contribuição mais qualificada de especialistas fica limitada aos convidados do MEC que participam da própria elaboração. Ouvir entidades, nem pensar…

Sobre Luiz Carlos de Freitas

Professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - (SP) Brasil.
Esse post foi publicado em Enem, Mendonça no Ministério, Responsabilização/accountability e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ENEM: muda a cosmética

  1. Alexandre Azevedo disse:

    Prezado Freitas,
    A Associação dos Servidores do Inep – Assinep – divulgou hoje uma Nota Pública (NP nº 1) sobre a recente decisão do MEC de não divulgar mais o indicador “ENEM por Escola”.
    Por enquanto, ela está disponível através do seguinte link (Facebook):

    Se considerá-la importante para divulgação e comentários, fique à vontade!
    Atenciosamente,
    Alexandre Ramos de Azevedo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s